Quem ganha em termos de veneno? Aranha, cobra ou escorpião?


As cobras costumam ter um veneno mais tóxico que as aranhas e os escorpiões. Isso acontece porque a toxicidade da peçonha está relacionada principalmente a dois fatores: a complexidade de sua composição química e a quantidade injetada na vítima. "Os venenos são uma espécie de sopa de proteínas. A ‘sopa’ das cobras é formada por cerca de 20 proteínas, enquanto a das aranhas e dos escorpiões são bem menos complexas", afirma o biólogo Osvaldo Augusto Sant’Anna, do Instituto Butantan, em São Paulo.
Além disso, uma serpente pode inocular muito mais veneno que seus dois pequenos rivais. Aqui no Brasil, os venenos mais letais e virulentos para o homem são os produzidos pelas corais, cobras pertencentes ao gênero Micrurus. Entre as aranhas brasileiras, as do gênero Loxosceles (conhecidas popularmente como aranhas-marrons) possuem as peçonhas mais tóxicas. Já os escorpiões do gênero Tityus são os mais perigosos, com destaque para o escorpião-amarelo.
COBRA-CORAL (Gênero Micrurus)
Onde  encontrado - Praticamente em todo Brasil
Tamanho - Dependendo da espécie, mais de 1 metro
Ação do veneno - Neurotóxica (age sobre o sistema nervoso)
O que ele provoca - Bloqueio muscular, insuficiência respiratória aguda e, em alguns casos, morte.

ESCORPIÃO-AMARELO (Tityus serrulatus)
Onde é encontrado - Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e no Paraná
Tamanho - De 5 a 7 cm
Ação do veneno - Neurotóxica
O que ele provoca- Dor, náuseas, vômitos, sudorese e, em casos extremos, insuficiência cardíaca e respiratória, que pode levar à morte.

ARANHA-MARROM
Onde é encontrada - Em todo Brasil
Tamanho - De 3 a 4 cm
Ação do veneno - Necrosante e hemolítica (destrói glóbulos vermelhos do sangue)
O que ele provoca - Ardor, inchaço e vermelhidão. Se a picada não for tratada, pode surgir uma ferida no local, que leva muito tempo para sarar e pode até causar morte por insuficiência renal aguda.
Category: 0 comentários

0 comentários:

Enviar um comentário